IRMÃS BRASIL

Viní Ventania e Vitória Jovem nasceram na cidade de Amparo, no interior de São Paulo, em uma família de peões de rodeio. A trajetória artística das duas começa na cultura Ballroom, quando foram apadrinhadas pelo coreógrafo Jose Gutierez Xtravaganza, famoso por ter assinado turnês da Madonna.O trabalho das irmãs é marcado pela tensão entre as várias linguagens da arte, partindo de um trabalho de direção duplo, onde uma complementa a outra em junções potentes e plásticas. 

Por Guy, bolsista e pesquisadore do Performa Dissidência em Jogo.

 

 

UÝRA SODOMA

Uýra, A Árvore Que Anda. Uma artista, bióloga e educadora nascida no Pará, que desde de a infância brinca com as naturezas presentes no seu cotidiano. Relembra com seu trabalho, principalmente, a matéria viva corpo, e a importância de demarcar as suas presenças e ausências no espaço em que habitamos em comum. Com seus trabalhos, a artista busca, a partir da visão de transformação drag queen, incorporar elementos naturais que a introduzem enquanto um ser místico, entretanto completamente familiar ao dialogar com o hibridismo de tudo o que já conhecemos e que nos cerca diariamente em facetas cada dia mais escassas. A Natureza agarra-se ao corpo da artista para não desaparecer por completo diante das transformações do mundo da extração capitalista. Por ser ela própria natureza, em evidência, suas ações convidam a pensar o quão natural somos e que os desaparecimentos da flora e da fauna também dizem respeito aos nossos próprios desaparecimentos orgânicos, espirituais e sociais.

Por Guy, bolsista e pesquisadore do Performa Dissidência em Jogo.

PERFORMATIVIDADES TRAVESTIS

Ao colocar travestilidades como o centro de alguma ou qualquer outra coisa, o que resulta é uma completa incapacidade em contemplar suas diversidades de ações, elaborações e execuções dentro do campo da arte. Este vídeo panorâmico pretende ser nada além do que uma via introdutória sobre a arte política de gênero, feita por Travestis em seus diversos contextos socioculturais. Essa junção de temas é útil para que possamos pensar sobre cada uma levando em consideração o espaço em que as performances se desenvolvem, os materiais, a transposição do que é pensado teoricamente para a prática, os riscos, as provocações, as sensações etc.

Por Guy, bolsista e pesquisadore do Performa Dissidência em Jogo.

LYZ PARAYZO

Lyz Parayzo é uma artista plástica carioca nascida em 1994 que trabalha com diversas linguagens como vídeo, escultura e performance. Ela situa seu trabalho historicamente como um desdobramento da terceira onda do feminismo, responsável por questionar a universalidade da categoria mulher e pensar em outros marcadores sociais como raça, classe e sexualidade, incluindo as necessidades de mulheres antes não abarcadas pela luta feminista. Isso significa que seu trabalho possui um caráter político forte e busca em todas as suas manifestações pautar assuntos que tangenciam sua vivência cotidiana como uma mulher trans, racializada, da periferia do Rio de Janeiro, como o tema violência e desejo que é um grande pilar de sua pesquisa.

Por Nike Krepischi, bolsista e pesquisadora do Performa Dissidência em Jogo